Pesquisar este blog

Seguidores

terça-feira, 19 de junho de 2012

POR QUE TIRAR OS SAPATOS NA HORA DE SE ENTRAR NO TERREIRO?


 
       O solo, o chão representa a morada dos ancestrais e quando estamos descalços tocando com os pés no chão estamos tendo um contato com estes antepassados.
        Nós costumamos tirar os calçados em respeito ao solo do terreiro, pois seria como se estivéssemos trazendo sujeira da rua para dentro de nossas casas.
        É também uma forma de representar a humildade e simplicidade do Rito Umbandista. Além disso, nós atuamos como a pararraios naturais e, ao recebermos qualquer energia mais forte, automaticamente ela se dissipa no solo. 
        É uma forma de garantir a segurança do médium para que não acumule e não leve determinadas energias consigo. Em alguns terreiros é permitido usar calçados (mas calçados que são usados APENAS dentro do terreiro).
Cabe ressaltar, que a origem desse costume, nos cultos de origem afro-brasileira, é outra; os "pés descalços" eram um símbolo de condição de escravo, de "coisa"; lembremos que o escravo não era considerado um cidadão, ele estava na mesma categoria do gado bovino, por exemplo.
             Quando liberto, a primeira medida do negro (quando fosse possível) era comprar sapatos, símbolo de sua liberdade, e de certa forma, inclusão na sociedade formal.
O significado da "conquista" dos sapatos era tão profundo que, muitas vezes, eles eram colocados em lugar de destaque na casa (para que todos vissem).

Fonte: Juca

Nenhum comentário:

Postar um comentário