Pesquisar este blog

Seguidores

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Roupas Brancas

         Por que usamos a roupa branca ?

    Dentre os princípios da Umbanda, um dos elementos de grande significância e fundamento, é o uso da vestimenta branca. em 16 de novembro de 1908, data da anunciação da Umbanda no plano físico e também ocasião em que foi fundado o primeiro templo de Umbanda, a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, o espírito Caboclo das Sete Encruzilhadas, entidade anunciadora da nova religião, ao fixar as bases e diretrizes do segmento religioso, expôs, dentre outras coisas, que todos os sacerdotes (médiuns) utilizariam roupas brancas.
    O próprio Cristo, Jesus, ao tempo de sua missão terrena, utilizava túnicas de tecidos branco nas peregrinações e pregações que fazia.
    Nas guerras, quando os adversários, oprimidos pelo cansaço e perdas humanas, se despojavam de comportamentos irracionais e manifestavam sincera intenção de encerrarem a contenda, o que faziam? Desfraldavam bandeiras brancas!
    O que falar então do vestuário dos profissionais das diversas áreas da saúde. Médicos, enfermeiros, dentistas etc, todos se utilizando de roupas brancas para suas atividades. Por quê? Porque roupa branca transmite a sensação de assepsia, calma, paz espiritual, serenidade e outros valores de elevada estirpe.
    Se não bastasse tudo o que foi dito até agora, vamos encontrar a razão científica do uso da cor branca na Umbanda através das pesquisas se Isaac Newton, através do que hoje conhecemos como "Disco de Newton".
    Este grande cientista do século XVII provou que a cor branca contém dentro de si todas as demais cores existentes.
    Portanto, a cor branca tem sua razão de ser na Umbanda, pois temos que lembrar que a religião que abraçamos é capitaneada pela energia dos Orixás, sendo que Oxalá, que tem a cor branca como representação, supervisiona os Orixás restantes. Assim como a cor branca contém dentro de si todas as demais cores, a Irradiação de Oxalá contém dentro de sua estrutura cósmico-astral todas as demais irradiações (Oxossí, Oxum, Ogum, etc).
    A Implantação desta cor em nossa religião, não foi fruto de opção aleatória, mas sim pautada em seguro e inequívoco conhecimento de quem teve a missão de anunciar a Umbanda.

Lembrando que todo terreiro de Umbanda usa roupas brancas. Roupas pretas e vermelhas apenas nas giras de esquerda, em dias de EXU e POMBO GIRAS.


SALVE A UMBANDA

Fonte:http://sramary.blogspot.com.br/
 Foto: Bruno Gonzalez 
 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Insubstituível

Por : Rodrigo Queiroz

"É comum que depois de algum tempo que uma pessoa está num terreiro,, mesmo que em pleno desenvolvimento mediúnico, ela pense que é insubstituível. Isso é comum. o Indivíduo tem a sensação clara de que se deixar o terreiro, o mesmo não sobreviverá, não conseguirá dar continuidade aos atendimentos e/ou coisa parecida. Ele começa a se achar vitima do sacerdote, dos médiuns mais antigos, dos seus irmãos de fé a até da consulência. Ele começa a ter um desejo inconsciente de "punir o terreiro" através da sua saída, pois ela terá a certeza que todos virão de joelhos implorar a sua volta.

Sei de pessoas que ficaram totalmente decepcionadas e mesmo depressivas ao verem que o terreiro em que eram membros sobreviveu à sua saída e que alguns meses depois nem se lembravam mais dela. Geralmente essas pessoas começam a falar mal do terreiro, do sacerdote e até mesmo inventam boatos dizendo que o terreiro está com problemas espirituais, administrativos, de moralidade ou outros quaisquer e por isso ela o deixou.

Conheço pessoas que ao deixar seus terreiros comentaram ter absoluta certeza de que seus "ex-sacerdotes" viriam correndo oferecer um "cargo" ou alguma regalia para que voltassem. Um homem que conheci, não aceitou o convite de frequentar a corrente mediúnica de outro terreiro dizendo estar aguardando o telefonema do sacerdote pedindo sua volta. Eles não conseguirão sobreviver sem mim, afirmou ele.

Meses depois, ele não frequentava nenhum lugar ainda, outros do tipo abrem seus próprios terreiros...

Quero deixar claro que esse sentimento de ser insubstituível é naturam em muitas pessoas, pois elas realmente são pessoas-chave para os terreiros em que frequentam. De fato seus sacerdotes sentirão muito sua saída. De fatos elas farão falta. Mas cuidado para não cair nessa armadilha.

Da mesma forma e com a mesma gravidade, conheço sacerdotes que acreditam que os médiuns e membros do terreiro jamais deixarão sua corrente mediúnica e dizem " ele não encontrará terreiro igual a este" ou ainda "ninguém o aceitará e ele voltará de joelhos pedindo para ser aceito".

Os dois lados se enganam. A verdade é que nem membros, nem sacerdotes são insubstituíveis e é preciso ter muita humildade, calma, paciência e, principalmente, muito equilíbrio para entender essa verdade.

Reflita sobre isso!"


Compartilhei este texto, pois além dele abordar um assunto muito comum nos terreiros, é de uma linguagem de fácil entendimento.
Infelizmente esse tipo de comportamento é muito comum entre médiuns, porém vejam só, dizemos comum e não correto. É com grande tristeza que trato de um tema como este, pois este tipo de sentimento, fere um dos maiores princípios da Umbanda, a Humildade, além é claro da Caridade, na qual nos damos e doamos, sem olhar a quem e sem esperar algo em troca, nesse caso, o que essas pessoas esperam são os elogios e reconhecimento, mas um reconhecimento escancarado para que todos possa ver e saber quem aquele médium é.
Não basta a sua paz espiritual, e a certeza de que está em caminhos correto, no qual sua missão com a espiritualidade esta sedo cumprida, esses médiuns esperam sempre mais, querem ser usados em exemplos, desde que o assunto os engrandeçam, querem estar sempre ao lado dos sacerdotes, pra quando for preciso ostentar o seu lugar.
Então eu pergunto: e a espiritualidade? e o compromisso ? e a fé? se perderam em meio a tanto orgulho?
Pois bem , eis ai um dos maiores vilões da humanidade, o Orgulho, não nego que ele tenha um lado positivo , mas em sua maioria causa transtorna e transforma as pessoas em seres rancoroso e de puco visão para o mundo.
É assim , que em sua infinita sabedoria, nossa Pai Maior, mais uma vez nos mostra nossas fraquezas, para que possamos aprender a supera-las, é através de nossas próprias atitude que nos "contagiamos" com falsos e ruins pensamento e acabamos caindo nas armadilhas daqueles que são contrários a caridade umbandista.
Dessa maneira devemos nos lembrar sempre de : Orar e Vigiar, nossos pensamentos e atitudes, nossa atos e nossas falas, para que possamos sempre estar com a bondade, a caridade e a humildade em nossos pensamente. A Umbanda se torna apenas UM, todos se unem em prol de uma mesma missão, todos com sua importância e obrigações, todos irmãos de uma mesma Fé.

Que Nossa Pai Oxalá nos abençoe hoje e sempre !

Salve a Umbanda