Pesquisar este blog

Seguidores

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

SE QUERES SER FELIZ...


Não deixes que de teu coração partam para outrem sentimentos que
não gostarias que partissem para ti;

Não deixes de "tocar a lama" se for em proveito de ti ou de alguém
que o mereça;

Não recues diante das dificuldades senão por momentos, enquanto
sabiamente te recuperas e aprendes como vencê-las;

Não deixes que de tua boca saiam palavras que levem o gume afiado
da espada que fere;

Se nada tens de bom a dizer, cala-te sabiamente e reflete;
Não procures ouvir àqueles que de outros e da própria vida só trazem
palavras amargas;

Eles são negativos e ao se achegarem a ti, procuram apenas alguém
que com eles comungue em pensamentos e obras;

Procures ser sempre um instrumento de paz e concórdia;

Evites discussões que certamente te levarão a nada, principalmente
com pessoas de idéias pré-concebidas;
O que eles querem é provar a si mesmos uma superioridade e
segurança que não existe, e que no fundo, sabem ser uma real
inferioridade. Eles alardeiam suas idéias em altos brados procurando
convencer a si próprios de que carregam consigo a verdade das
verdades;

Fales apenas o necessário e sobre assuntos de que tenha real
conhecimento;

Combatas sempre que possível o ódio com o amor;

Evites deixar-te levar pelo rancor - ele só lhe trará distúrbios de
conseqüências imprevisíveis;

Procura na tua fé, no teu credo, a comunhão com DEUS e com os
exemplos deixados por seu filho amado, nosso mestre JESUS;
E desse modo... tu serás feliz !
Pai Congo de Aruanda

Fonte: Umbanda Sem Medo . Vol I  

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Para quem você está vestindo e paramentando seu exú e pombogira?


  
    Pessoal será que nossos médiuns estão perdendo o senso de ridículo ou estão se esquecendo que são médiuns e se comportando como meros atores num palco para tolos aplaudirem? 
    Sabemos perfeitamente que nem toda pombogira foi mulher da vida, baseados em histórias contadas por pombogiras de lei, muitas foram enfermeiras, freiras, filhas vendidas por seus pais a cafetões e cafetinas da época, outras foram guinchas ( apelido dado a mulheres que seguiam acampamentos de soldados), outras ciganas banidas, outras mulheres da sociedade da época, e outras mulheres comuns como todas as outras. Muitas poucas foram condessas, rainhas e princesas. Ai vem um e diz: Ah minha pombogira é rainha por isso que ela usa coroinha, honestamente prefiro nem comentar. Já vi exú até dando cabeçada um no outro e quando perguntaram do porque daquilo, um deles disse é porque estamos dando chifradas (medindo forças). Eu juro morri por uns instantes é demais para minha cabeça, simplesmente não dá.
    Agora observem, estamos vendo festas e mais festas de exú, a tal exumania, é o mesmo quadro sempre, saias enormes, cores berrantes, chapéus imensos, vulgaridades sem medida, até salto alto a gente tem visto (detalhe estão bem modernas, daqui a pouco estão usando o whatss, porque celular já soube-se), até em shopping estão indo incorporadas em seus médiuns. Aloouu, para o ônibus que eu quero descer. Trabalho de exú agora virou desfile de escola de sampa?Estamos vendo giras que até as cores estão ornando, guias vestidos com a mesma cor de roupa, na dança até coreografia tem.
    Exú e pombogira é isso mesmo? ou estão brincando de exú e pombogira, médiuns extremamente sugestionados, anímicos, mal doutrinados e a Umbanda .... ahhhh nem me fale...o nome está indo para o ralo, por culpa de médiuns irresponsáveis.
Médiuns que estão usando da roupagem da pombogira para extravasar suas inclinações intimas, sua fantasias. 
    Muitos me perdoem a franqueza não estão precisando de terreiro estão precisando é de um bom terapeuta para curar essa dupla personalidade e falta de auto estima, precisam de ajuda com certeza de alguém para trazer eles do mundo da fantasia para a realidade do que é realmente ser um médium sério de Umbanda. 
    E sabe o que é mais triste disso, que vemos um monte de gente, aplaudindo, GENTE PENSANTE, parece que não tem nenhum. Mas quem não gosta de uma boa boca livre? carnes e bebidas a vontade? Pensemos.
    Infelizmente alguns trabalhos de exú e pombogira estão virando boteco da esquina, e a pegunta que não quer calar e quem banca tudo isso? os dirigentes? duvido muito pelo menos na grande maioria das vezes não, médiuns, consulentes, pessoas leigas, pessoas que desconhecem de fato a realidade no que condiz a exú e pombogira. Festas essas muitas vezes para alimentar o ego de dirigentes (ibope) e atrair consulentes pombos a busca de uma migalha de comida e bebida. Lamentável. 
    Não sou contra fazer uma festa de agrado a exú, mas veja para agradar a exú.
E quando da veracidade espiritual será que ali está um exú e pombogira de lei de fato? ou um bom quiumbão fazendo o tolo médium de copo?
    Pois é pessoal a coisa está bem tensa por ai, constatamos em vídeos no youtube uma série de atrocidades sendo feitas em nome de exú e pombogira. Já vi muito médium questionando, porque exú e pombogira aceitam tal profanação? lembrem-se que exú e pombogira de lei são executores e essas pessoas pagam um preço caro na hora que chegar o cobrador da lei. Felizes os médiuns que mesmo deturpados conseguem achar um bom caminho e se sintonizar com seus verdadeiros exús e pombogiras, porque aqueles que continuam nessa frequência de enganação, ego, vaidade só tendem a se perder, lamentável mesmo é que muitos são enganados e enganam, se desgostam da religião, atrapalham suas vidas e de outros e quando chegam ao fundo do poço, ainda tem a coragem e a falta de vergonha na cara de dizer que foi a Religião que não prestou, fácil jogar e achar uma moleta, o duro é reconhecer o próprio erro e desconhecimento.
    Nos bastidores muitas vezes da vida desses médiuns vaidosos vemos médiuns caloteiros, enganadores, que para saciarem a vaidade do momento deixam até de comer para comprar o tal chapelão da pombogira, será que exú e pombogira está feliz com isso mesmo? acho que não.
    Aprendam exú e pombogira tem cada um seu estereótipo, sua roupagem, sua forma de trabalho, de acordo com o reino e o povo ao qual pertença. Pombogira e exú gosta do que é belo sem duvida. Mas tudo que é demais fica over, fica exagerado, ridículo, vira piada. Ah e hoje em dia cuidado cai na mídia.
    As vezes fico a pensar onde foram parar os velhos e antigos exús e pombogiras? hoje a impressão que passa que ninguém sabe que eles existem, os médiuns hoje parecem que só conhecem os nomes Capa Preta,Tranca Rua e Maria Padilha (os meus sinceros respeitos aos senhores e senhoras da lei de fato), mas está difícil achá-los de fato em terra incorporados em seus médiuns infelizmente.
    Médiuns deixem que exú lhes traga sua essência e estereótipo, parem de assistir Cinderela, vão buscar saber do porque de cada paramento e instrumento de exú, não queiram enfeitar exú de uma forma despropositada, tem exú e pombogira que são extremamente simples.
    Exú, meus amores não tomam red bull com whisky. Ah achou engraçado pois é, até isso já vimos, e de engraçado não tem nada.
Pombogira não precisa ser vulgar, rir alto como uma gralha, se esfregar em homem para ser pombogira meu povo.
    Como dizem por ai cada um mexe suas panelas, mas há controvérsias, tempero demais na panela estraga a comida. E a comida é jogada fora.
Bem espero que esses alertas levem a todos a uma grande reflexão sobre essas entidades.


Cristina Alves.
Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira.
https://orixaessenciadivina.wordpress.com/

quinta-feira, 6 de agosto de 2015





Todos os dias tenho visto, postagens, fotos, vídeos, textos, sobre agressões e preconceito religioso, e confesso que tenho ficado preocupada com tantos casos de intolerância religiosa.

Sou Umbandista, Creio em Deus meu Pai Todo Poderoso, e na Sagrada Umbanda com todos os seus ensinamentos voltados a Fé, Amor e Caridade, e assim me considero desde o momento em que a chama da vida me foi dada, tenho meus dogmas e sigo minha fé com todo o amor e força que carrego em meu coração, mas nunca me dei ao direito de agredir ou julgar a fé de outra pessoa.

Uma amiga do face, acabou de postar imagens de um terreiro que foi vandalizado em Brasília, por pessoas que não sei como definir.

Que “religião” é essa que traz tanto ódio e intolerância?
Toda fé que nos leva a Deus, que nos faz despertar o que trazemos de melhor em nós é digna de respeito.

Deus é tão grandioso que nos deu caminhos diferentes pra chegar até Ele, e cabe a nós escolher aquele que mais se assemelha a nossos conceitos e nossa fé, e seguir, respeitando a fé que foi escolhida pelo outro.

Deus não quer discórdia entre seus filhos, Deus é Amor, é Compaixão, é Paz.

Espero que essas pessoas possam enxergar as reais consequências de seus atos, e que Deus consiga tocar suas consciências e seus corações, com todo o Seu amor, para que essas agressões acabem.


RESPEITE A FÉ DE SEU IRMÃO !